Silvana Gonçalves Francisco

Sou Psicóloga Clínica, Pedagoga e Professora da Educação Especial. Minha abordagem é Sistêmica com foco em conflitos conjugais e familiares, acompanhamento Psicológico para crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, dentro de um enfoque Clínico e Psicopedagógico.

Propósito

O propósito é que cada um se descubra, ao longo da sua caminhada na terapia, dentro dos sistemas dos quais participam.

Histórias Marcantes

Dentro da Clínica de Psicologia e Psicopedagogia as histórias que marcam muito são as crianças quando as recebo, elas chegam procurando um espaço para que possam ser aceitas.

Esses espaços, muitas vezes, são o ambiente familiar e a instituição escolar.

Fazer com que o ambiente familiar aceite os seus filhos, que demonstrem um comportamento que não é aceito pela sociedade e muito difícil.

Mas quando a família se dispõe a ser trabalhada e abraça esse comportamento diferenciado do seu filho, eles percebem que aceitação começa no âmbito familiar, para depois enfrentar a sociedade muito mais fortalecida.

Quando falo da instituição escolar a criança também chega à clínica da psicologia e psicopedagoga muito reprimida, deprimida e excluída por um contexto de deficiências que nascem com elas ou adquirem no processo de crescimento.

É muito difícil para escola trabalhar com crianças que não compreendem as explicações e apresentações das regras, rotinas e procedimentos da sala de aula e da escola, e não compreendem as explicações e apresentações de informações de assuntos que para essa criança se torna escura.

Mas quando a escola aceita a entrada de um profissional que não é da instituição escolar, que vem para agregar para o desenvolvimento cognitivo e comportamental dessa criança, e dar orientações a todos que estão envolvidos nesse processo de aprendizagem, e aceitam a trabalhar de uma maneira diferenciada, torna-se muito mais fácil para todos integrantes envolvidos na aprendizagem dessa criança.

Dentro da clínica da psicologia com o adulto uma pessoa oncológica do sexo feminino, que temia morrer antes que o pai e filho tivessem uma convivência harmônica após a sua morte.

Foram poucas sessões de terapia, mas houve uma compreensão desse filho e pai para que ela pudesse chegar a sua terminalidade de vida.

Essa paciente não viveu só para unir a sua família, mas ela deixou para todos que conviveram com ela, uma lição de vida e de coragem

Essa paciente não viveu só para unir a sua família, mas ela deixou para todos que conviveram com ela, uma lição de vida e de coragem por enfrentar uma dor física, de alma, de acontecimentos do passado que lhe aconteceram sem revelar a ninguém da sua família, trazendo somente a sua angústia para sua terapia.

Com sorriso nos lábios uma alegria serena e sempre com uma palavra de estímulo para aqueles que necessitavam no momento de angústia, assim deixou o mundo da noite para o dia.

Experiência

Psicóloga Clínica há 28 anos, ajudando pessoas no processo de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e de habilidades de enfrentamento das diversidades.

  • Pedagoga
  • Psicopedagoga
  • Professora da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Formação

  • Formada em Psicologia na UTP em 1993.
  • Licenciada em Psicologia da Educação na UTP em 1994.
  • Licenciatura Plena em Capacitação Para Docência dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental e Da Educação Infantil na Faculdade Vizinhança do Iguaçu em 2008.
  • Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Educacional da Lapa 2017.
  • Pós Graduação Psicopedagogia Institucional – Faculdades Integradas Curitiba 2004.
  • Pós Graduação em Educação Especial – Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais em Classes Regulares. – Faculdades Integradas Curitiba 2004.
  • Pós Graduação Transtorno do Espectro Autista. Rhema Educação 2017.
  • Pós Graduação – Prevenção ao Uso de Drogas Para População Escolar – Pontifícia Universidade Católica do Paraná 2018.
  • Pós Graduação Transtorno do Espectro Autista – Faculdade São Braz 2020.
  • Estudo Continuado em Terapia Sistêmica, Psicopedagogia, Educação Especial, Alfabetização, Alfabetização Matemática e Interdisciplinaridade.
  • Silvana Gonçalves Francisco CRP 08/05472

Principais Linhas de Atendimento

  • Terapia de Casal
  • Terapia em Grupo
  • Terapia Individual (Criança, adolescente, adulto e melhor idade)
  • Educação Especial
  • Psicopedagogia
  • Alfabetização
  • Alfabetização Matemática
  • Alfabetização de Jovens, Adultos e Melhor Idade
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)